top of page

Manutenção e conserto de geladeiras

Introdução.

Seção: As serpentinas do condensador devem ser inspecionadas a cada seis meses para detectar acúmulo de poeira e sujeira.

As bobinas do condensador estão localizadas na parte de trás de seu refrigerador. Elas devem ser limpas a cada seis meses com uma escova macia ou aspirador. Se não for possível alcançá-las, use um cabo de extensão longo (20") para limpá-las.


Seção: O ventilador do condensador também deve ser limpo anualmente.

Você deve verificar e limpar o ventilador do condensador anualmente. Um ventilador do condensador sujo ou danificado pode fazer com que seu refrigerador funcione ineficientemente, o que aumenta seu uso de eletricidade e pode levar a contas de serviços públicos mais altas.

Para verificar se há danos, abra o painel de acesso em cima de seu refrigerador e olhe as serpentinas do condensador. Se estiverem cobertas com poeira ou sujeira, limpe-as cuidadosamente com um acessório de aspirador ou uma escova macia projetada para uso em equipamentos eletrônicos. Em seguida, inspecione cada duto de ar, verificando se há obstruções que possam estar restringindo o fluxo de ar no compressor (o que poderia causar o superaquecimento do mesmo).


Seção: O ventilador do condensador também deve ser limpo anualmente: Se a unidade não estiver esfriando o suficiente, pode ser porque a porta não está vedando corretamente. Consulte seu manual do proprietário para obter instruções de ajuste.

O ventilador do condensador também deve ser limpo anualmente: Se a unidade não estiver resfriando o suficiente, pode ser porque a porta não está vedando corretamente. Consulte o manual do seu proprietário para obter instruções de ajuste.

Se você notar que seu refrigerador está funcionando demais, verifique as aletas da serpentina do condensador para ver se elas estão sujas e entupidas com resíduos ou gelo. Se for o caso, remova qualquer sujeira e detritos escovando-os com uma escova macia ou limpando-os com um pano úmido. Você também pode usar uma escova de dentes velha para limpar estas bobinas se elas estiverem muito sujas mas não quiser retirá-las completamente de seu ambiente selado.

O motor do ventilador do evaporador também deve ser verificado periodicamente (pelo menos uma vez a cada três anos) quanto a danos. Você pode testá-lo tirando um de seus parafusos em cima do refrigerador e depois colocando uma mão no interior enquanto pressiona firmemente a ponta do eixo do ventilador com mola, usando outra chave de fenda ou ferramenta similar . Isto testará se está funcionando corretamente - se assim for, então não será necessário tomar mais nenhuma medida até o próximo ano, quando o tempo de limpeza voltar a rodar!


Seção: O ventilador do condensador deve ser limpo anualmente também: Se houver muito ruído do motor do ventilador do evaporador, isto pode indicar que ele foi danificado por acúmulo de gelo anormal. Verifique se há danos e substitua, se necessário.

  • O ventilador do condensador também deve ser limpo anualmente: Se houver muito ruído do ventilador do evaporador, isto pode indicar que ele foi danificado por acúmulo de gelo anormal. Verifique se há danos e substitua, se necessário.

  • Substituir ou limpar o filtro a cada 3 meses: Um filtro sujo pode fazer com que seu refrigerador use mais energia do que a necessária e tornar seu alimento menos frio e com menos sabor fresco.

  • Verifique se há água na bandeja de escoamento do degelo (se equipada com uma bandeja de escoamento) a cada 3 meses: Limpe qualquer resíduo acumulado na bandeja inferior de seu refrigerador (se equipado com uma bandeja de drenagem) pelo menos uma vez a cada três meses para que não se forme bolor sob esta bandeja ou em outras partes de seu refrigerador, como entre bobinas em um componente de ar condicionado chamado conjunto evaporador/condensador, que compreende dois sistemas de refrigeração separados trabalhando juntos - um dentro de seu aparelho contra outro externo montado externamente próximo a tomadas de parede, como aqueles encontrados dentro de porões ou sótãos).


Seção: Se necessário: Se o motor do ventilador do evaporador não estiver funcionando, você pode precisar substituí-lo.

Se o motor do ventilador do evaporador não estiver funcionando, você pode precisar substituí-lo.

  • Verifique se o motor do ventilador está danificado. Se o motor estiver danificado, substitua-o.

  • Substituir o motor do ventilador, se necessário.

Se o problema não for com o ventilador, verifique a fiação e as conexões:

  • Verifique se há fios soltos ou um fio desconectado de qualquer terminal na caixa elétrica rotulada "ventilador".

Se não houver energia no ventilador do evaporador (condensador) de sua geladeira e você tiver verificado todos os fusíveis e disjuntores em sua placa de circuito e ainda não conseguir obter energia para esta parte de sua geladeira, então pode haver duas coisas erradas aqui: #1) Seu fusível pode ser queimado ou se não houver um já instalado, então isso exigiria a instalação de um como no passo 4 acima; OU #2) Pode haver algo mais errado dentro de sua geladeira, então certifique-se antes de prosseguir mais abaixo nesta lista que você não pule muito à frente porque isso causará mais danos mais tarde!


A inspeção regular de seu refrigerador pode ajudar a evitar muitos problemas

A inspeção regular do seu refrigerador pode ajudar a evitar muitos problemas. Uma inspeção deve ser feita uma vez por mês ou após cada seis meses de uso, dependendo da frequência com que é utilizada. A seguir estão algumas dicas para ajudá-lo a realizar uma inspeção eficaz:

  • Inspire-se na limpeza do interior e exterior de seu refrigerador antes de iniciar o processo de limpeza. Se o seu não estiver tão limpo quanto você gostaria, consulte sites ou revistas para se inspirar em como fazê-lo parecer ótimo novamente!

  • Se houver qualquer vazamento ou dano, tente determinar de onde eles estão vindo para que você saiba quais peças precisam ser substituídas quando os trabalhos de reparo se tornarem necessários mais tarde no final do caminho!

  • Certifique-se de que tudo funcione corretamente antes de iniciar qualquer reparo; às vezes, há apenas reparos simples para problemas comuns, como portas que não fecham corretamente ou bobinas que ficam com poeira suficiente para que a circulação de ar não seja ótima (o que pode levar a reparos mais caros mais tarde).

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page